EXPOSIÇÃO MOVIMENTA O DISTRITO FEDERAL EM HOMENAGEM A VINICIUS DE MORAES

Abertura de evento reuniu música, arte e pintura em homenagem a Vinicius de Moraes



“Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura/ Essa intimidade perfeita com o silêncio/ Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo/ Perdoai-os, porque eles não têm culpa de ter nascido”. Com esses versos, Vinicius de Moraes abre O haver. O poema, publicado no livro Jardim noturno — Poemas inéditos, lançado em 1993, 13 anos depois da morte do poeta, serviu de inspiração para que artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Antônio Nóbrega criassem aquarelas para homenagear o Poetinha.

A obras são parte da exposição O haver — Pinturas e músicas para Vinicius, que foi aberta dia 12.08, às 19h, na Galeria Acervo da Caixa Cultural e vai até dia 05 de outubro de 2014 das 09:00 as 21:00h para visitação pública. As estrelas da MPB e mais outros sete artistas se uniram na celebração idealizada pelo artista gráfico e ilustrador Elifas Andreatto. Inicialmente, o grupo compôs canções inéditas — instrumentais ou letradas —, e depois, com ajuda de Andreatto, desenvolveram a pintura. O artista plástico criou também 14 telas em tinta acrílica, para cada estrofe do poema.

Após o convite do curador da mostra, os artistas da MPB participaram de oficinas, tanto para criarem as canções quanto para desenvolverem pinturas em aquarela, voltadas para o projeto. Chico Buarque foi o único que realizou a obra a quatro mãos com Andreatto. Chico fez ainda a leitura de O haver, registrada em vídeo, exibido na exposição. O resultado virou DVD, catálogo e mostra, além de um site que detalha todo o processo de produção.

O haver — Pinturas e músicas para Vinicius

Exposição idealizada por Elifas Andreatto até dia 05 de outubro de 2014, das 9 às 21h, de terça adomingo, na Galeria Acervo da Caix Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da Caixa Econômica).. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: 3206-9448 e 3206-9449.

informativo site:  http://df.divirtasemais.com.br/


Postagens mais visitadas deste blog

Aos 100 anos, barbeiro mais antigo de São Paulo se aposenta

RIO DE JANEIRO RECEBE 3ª EDIÇÃO DA TRAVESSIA ARTE CONTEMPORÂNEA À MARÉ

Universidade Carioca Promove Feira de Livros